Eventos

 


JUNHO/2012
ARRAIÁ DO PORTAL ÔNIX


                                Quadrilha improvisada


Aconteceu dia 18/06 e foi uma festa danada de boa!! Os clientes comemoraram a festa de São João com muito arrasta pé e diversão. Houve quadrilha improvisada, pescaria e várias comidas típicas. 

                                          Comidas Típicas


                                          Clientes e convidados serviram-se.


      Irene Fortuna, Soraya Tomé, Nilza Sônia e Elisabete Santos


MAIO/2012

Seminário: Prevenção e Assitência ao usuário de crack e outras drogas               

Ações Interdisciplinares 



O Curso Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade encerra seu cronograma com a realização do seminário Prevenção e Assistência ao usuário de crack e outras drogas: ações interdisciplinares. realizado nos 18 e19 de maio de 2012, no Hotel Costa do Mar em Fortaleza-Ce, resultado de uma parceria entre Escola de Saúde Pública do Estado  com o Instituto Dr. Vandick Ponte e a Universidade Estadual do Ceará- UECE.

        
As temáticas discutidas versaram sobre: 

  • Uso abusivo de Drogas lícitas e ilícitas: considerações gerais, diagnóstico e intervenções terapêuticas, proferida pelo Dr.Carlos Tadeu da Silva Lima (Médico e Doutor em Medicine and Public Health - KINGS COLLEGE LONDON/ Professor da UFBA E UEFS/BA)
  •  Tabagismo: Diagnóstico e intervenções terapêuticas; Crack, álcool, cannabis: Comorbidade e cuidados interdisciplinares, proferidas pela Dra. Maristela Rodrigues Sestelo (Médica e Mestre em Medicina e Saúde/ BA)
  • A epidemiologia do crack e violência, proferidas pelo Dr. Marcelo Brandt Fialho (Médico e Mestre em Saúde Pública) 

  • A prática do cuidado interdisciplinar em dependência química: utopia ou realidade?; Plano Integrado de enfrentamento ao crack e outras drogas: Resultados e perspectivas. proferidas pelo Dr. Marcelo Brandt Fialho (Médico e Mestre em Saúde Pública) e pelo Dr.Carlos Tadeu da Silva Lima (Médico e Doutor em Medicine and Public Health - KINGS COLLEGE LONDON/ Professor da UFBA E UEFS/BA).  
   
                       Dra. Maristela Rodrigues

  Dra. Cleide Carneiro, Dra. Maristela Rodrigues, Dr. Carlos Tadeu, Dr. Marcelo Brandt, Dra. Marluce Oliveira, Carolina Aires e Thiago Lima. 
                               
Participaram desse evento, cerca de 100 pessoas incluindo profissionais da área de saúde, alunos da Escola de Saúde Pública e do curso Sofrimento Psíquico na Contemporaneidade.
        

  IX Congresso do NUPEC
               
O Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará - NUPEC, Federada à Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, e que tem por finalidade, entre outras, congregar os psiquiatras e profissionais da área da saúde mental em atividade no Estado do Ceará, incentivar o desenvolvimento e progresso da psiquiatria, com destaque ao aprimoramento e atualização de seus membros através de Congressos, Jornadas, Cursos e outras reuniões científicas periódicas, objetivando a melhoria da qualidade da assistência ao doente mental e do exercício profissional, realizará em Fortaleza, nos dias 24,25 e 26 de maio de 2012, no auditório do SEBRAE Ceará, Avenida Monsenhor Tabosa, 777 - Fortaleza - CE.
O IX Congresso do NUPEC tem como tema “Uma rede de assistência em Psiquiatria/Saúde Mental”.
O Evento constará de conferências, mesas redondas e painéis, versando sobre situações com as quais nos deparamos na prática diária entre os quais, temas de psiquiatria clínica, tanto do adulto, como da infância e da adolescência, da geriátrica, da psiquiatria forense, dependência química com ênfase especial ao crack, Saúde Mental, equipe multidisciplinar e avanços na psiquiatria, além do     II Fórum de Estudantes e Pesquisadores e Saúde Mental.

Destaque do Congresso:

Dra. Marluce A. Oliveira
Mestre em saúde pública
Diretora Geral do Instituto Dr. Vandick Ponte



OUTUBRO/2011



O Instituto Dr. Vandick Ponte recebeu a visita dos palhaços cuidadores e do idealizador do projeto, o médico americano Pach Adams. Foi uma manhã de descontração, com músicas, brincadeiras e muito contato humano. Os pacientes participaram das atividades propostas com grande satisfação. A equipe Multiprofissional também prestigiou a visita e guardou o momento como experiência enriquecedora.  

A Jornada dos Palhaços Cuidadores - JPC é um dos programas de Humanização da Atenção à saúde desenvolvido há mais de duas décadas pelo médico norte-americano Patch Adams.
No projeto, ele, juntamente com trupes de voluntários, leva sorrisos, humor, amor e atenção às instituições de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário